De propriedade da prefeitura, a chamada Prainha, distante 2 km da área central de Sales, fica às margens do rio Cervinho, próxima ao bairro Jardim Beira Rio. O local tem lanchonete, churrasqueira, quiosques, área de camping arborizada e sanitários.
Prainha do Cervinho
O rio Cervinho, de beleza inconfundível, tem 8 km de extensão por 600 metros de largura. É apropriado para prática de esportes como jet sky. Passeando pelas águas calmas e límpidas, é comum encontrar pescadores às margens ou em botes ou ainda barracas de acampamentos em trechos desertos.
Praia do Torres
A Praia do Torres, também municipal, é o xodó turístico de Sales. Foi batizada pelos turistas de "paraíso". São 23.958 m2 de pura natureza, às margens do rio Tietê, a 11 km do centro da cidade. Possui tudo o que um ponto turístico pode oferecer para um belo final de semana ou uma temporada prolongada: iluminação, água, luz, estrada asfaltada, quiosques com churrasqueiras, bar e restaurante, estacionamento, área de camping, minicampo, sanitários.
Chegando na cidade
Entorno da cidade
Igreja Matriz de São Benedito
Vistas parciais da cidade
Rio Tietê que banha a cidade
Ruas e Avenidas da cidade
Entorno da cidade
Igreja Matriz de São Benedito
Vistas parciais da cidade
Rio Tietê que banha a cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 3544806
Gentílico - salense
Prefeito (2017 / 2020) GENIVALDO DE BRITO CHAVES
População estimada [2019] 6.331 pessoas
Densidade demográfica [2010] 17,67 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,1 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 963 pessoas
População ocupada [2017] 15,7 %
Posição geográfica da cidade no estado
História do surgimento da cidade
SALES - SÃO PAULO
HISTÓRICO
Penetrando pelo antigo caminho aberto por ocasião da Guerra do Paraguai, pelas forças Imperiais, em 1918 a família Boava se instalou na margem direita do córrego do Cervinho, afluente do rio Tietê, numa região ainda dominada pela mata virgem.
Logo a seguir vieram os colonizadores e suas famílias, como os Moreira Luiz, Mendes Fernandes, Zezé Paulino, Cezário José Castilho, José Alves de Lima, Vigilato Alves de Moura, Evaristo Machado de Oliveira, Pedro Domingues da Silva, Maria Leopoldina e outros que, após a derrubada da mata, implantaram suas fazendas.
Em 1919, proveniente de Barretos, Ramilo Sales adquiriu a fazenda Bebedouro, de propriedade de Pedro Domingues da Silva e, em 1922, também adquiriu de Maria Leopoldina uma área, de 16 alqueires, localizada entre o córrego do Cervinho e o rio Cubatão, em Barra Mansa, onde traçou arruamento, levantou um cruzeiro e uma capela em louvor a São Benedito, em torno da qual se formou o povoado de “ Capoeirinha”.
Criado O Distrito de Paz , em 1921, no Município de Novo Horizonte, teve o nome alterado para Vila Sales, em homenagem a seu fundador.
Em 1944, foi reduzido para Sales.
GENTÍLICO: SALENSE
Esta eh a bandeira da cidade
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Sales, SP / Thymonthy Becker / IBGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu por viajar no tempo