O turismo na cidade gira em torno do Rio Paraná, que foi represado com a construção da Usina Porto Primavera. Suas principais atrações são a pescaria – o tucunaré é o peixe mais cobiçado na região – e as praias fluviais.
COLÔNIA ARPAD FALVA. Em Presidente Epitácio, São Paulo
Vicinal Presidente Epitácio / Caiuá Km 10.
Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.
A colônia Árpád fundada em 1920 por famílias de húngaros, tchecos, e iugoslavos. Construída na estrada vicinal que liga Presidente Epitácio ao município de Caiua, possui uma capela (Igreja de São Estevão) em homenagem ao Rei Estevão I da Hungria, um cemitério e a sede da associação.
Nos eventos realizados sempre há visita de húngaros de diversas regiões do país, na comunidade é possível encontrar descendentes como Paulo Furis e Maria Orros que falam húngaro e contam aos visitantes a historia da imigração. Todas as quintas há missa na capela.
Reserva Florestal Córrego do Veado - APP. Em Presidente Epitácio, São Paulo
Vicinal Elio Gomes Km 6.
Telefone: (18) 3281-2271 - APOENA.
Com dez milhões de metros quadrados, a reserva florestal do Córrego do Veado está localizada no município de Presidente Epitácio (Lat. 21°, 42’; Long. 52°,01’), na fóz do córrego de mesmo nome, foz do reservatório da usina hidrelétrica de Porto Primavera, pertencente a bacia hidrográfica do rio do Peixe. Além de Mata Atlântica, apresenta vegetação de várzeas e Cerrado, transição que evidencia espécies como jatobá, canelinha, quixabeira e mandacarú.
Entre as espécies implantadas pelos projetos de reflorestamento, destacam-se espécies nobres e em extinção plantadas como aroeira, peroba, guaritá, jequitibá, cedro, óleo-de-cobaíba e paineira. A reserva possui localização estratégica por estar situada em área contígua a reflorestamentos da Cesp e a um sítio arqueológico dos índios Caiuá, datado de mais de 2 mil anos, que serviu de inspiração para que ambientalistas, pesquisadores e sociedade implantassem no município o Centro de Educação Ambiental e Memorial dos Índios Tupi-Guarani, nas margens do grande lago de Porto Primavera.
Tirolesa e Paredão de Escalada. Em Presidente Epitácio, São Paulo
Uma tirolesa de 100 metros e um paredão de escalada de 6,5 metros. Essas atrações são atividades de aventura, que atrai pessoas de todas as idades, proporcionando adrenalina e aventura. E para garantir a tranquilidade dos clientes, os equipamentos são operados por pessoas que foram capacitadas e treinadas pela empresa que construiu os equipamentos.
As atividades acontecem de terça-feira a domingo. De terça a sábado a partir das 16 horas. Domingos e feriados, a partir das 10 horas.
Em períodos como carnaval, final de ano e grandes eventos, os horários serão especiais. Podem sofrer alterações dependendo das condições climáticas
Ponte Hélio Serejo (antiga Ponte Professor Mauricio Joppert Silva). Em Presidente Epitácio, São Paulo
SP-270 Final da Rodovia Raposo Tavares Divisa do Estado de São Paulo / Mato Grosso Do Sul.
Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.
Com 2.550 metros de comprimento por 12,30 metros de largura foi inaugurada em 1964, considerada orgulho da engenharia nacional, durante muitos anos seu nome foi Mauricio Joppert.
Construída devido a necessidade da elevação da via de acesso entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, formando assim o grande Lago. Espaço onde também foi construído em novo canal para a navegação fluvial, transformando-se como um dos mais belos pontos turísticos da região.
Orla Fluvial. Em Presidente Epitácio, São Paulo
Av: Juliano Ferraz Lima.
Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.
Com aproximadamente 7 quilômetros de extensão, a Orla conta com banheiros, bares, pista de skate, quadra de street Ball, academia ao ar livre, pista para caminhada, corrida, passeio de bicicleta e patins, conta também com um Anfiteatro com capacidade para 280 pessoas, Centro de Eventos.
No local é montado todos os anos o sambódromo do carnaval que é considerado um dos 4 maiores do Estado de São Paulo, também é montado uma grande estrutura para o carnaval fora de época que se encerra na virada do ano, com uma grande queima de fogos de aproximadamente 30 minutos aonde tem um público garantido de 50 mil pessoas.
Recentemente a cidade recebeu o título de O Pôr do Sol Mais Bonito do Brasil pelo programa Fantástico da TV Globo, com a vitória de uma foto do pôr do Sol tirada na Orla Fluvial. Para abrilhantar ainda mais o local, vale a pena lembrar que a Orla Fluvial tem em toda sua extensão, o Rio Paraná, margeando-a, e do local pode ser avistada a Ponte Hélio Serejo quem tem cerca de 2.550m de extensão e liga o Estado de São Paulo com o Mato Grosso do Sul.
Casa do Artesão. Em Presidente Epitácio, São Paulo
Avenida Presidente Vargas quadra 2.
Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura
A casa do artesão de Presidente Epitácio é composta pela associação de artesões. Por conta disso existe uma variedade muito grande de artesanato e uma variedade de estilo, com os artesões fabricando seus produtos bastante diversificados, tornando o local propicio para o turista adquirir sua lembrança da cidade.
Praça da Matriz, Marco Zero, Fonte Luminosa. Em Presidente Epitácio, São Paulo
Avenida Presidente Vargas quadra 3.
Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.
A praça da matriz é uma areia de grande ponto de encontro dos munícipes e turistas, pois o local conta com uma fonte luminosa musical, o marco zero da cidade, a igreja católica da matriz, e um área de paisagismo e bancos muito apreciada para descanso e um gostoso bate papo entre os amigos e a família.
Pier Turístico. De Presidente Epitácio, São Paulo
Av. Juliano Ferraz Lima Km 5.
Telefone: (18) 3251-8000 - Secretaria de Turismo e Cultura.
Localizado as margens do Rio Paraná, o píer turístico, um grande encontro de ciclistas, corredores e pessoas que optam por uma bela caminhada, também é um grande ponto de encontro de casais, que tem no local uma maneira de selar o amor, colocando em uma estrutura de ferro com corrente um cadeado, chamado de cadeado do amor.
O local é apreciado também por amantes da fotografia, aonde se vê diariamente centenas de pessoas que passam pelo local para registrar uma foto, ainda no local encontra-se um ancoradouro de barco e que diariamente é muito usado para pesca diurna e noturna.
O Pier turístico ainda é palco de um grande evento religioso que ocorre desde 1948, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes que vem de uma tradição religiosa onde os fiéis vêm de barco do Mato Grosso do Sul trazendo a imagem de Nossa Senhora até o Estado de São Paulo.
Balneário Municipal "O Figueiral". Em Presidente Epitácio, São Paulo
Estrada Vicinal Elio Gomes Km 5.
Telefone: (18)3281-9233.
Localizado as margens do Rio Paraná a cerca de 5 Km do centro da cidade, o Parque Figueiral é a melhor opção de lazer aos finais de semana e feriados. Além da praia de água doce, a quadra poliesportiva, campo de areia, quatro lanchonetes, restaurante banheiros públicos, e área de recreação garantem ambiente para toda família. O parque tem área de estacionamento e pesqueiro, aberto das 7 às 19h, gratuitos (exceto alguns eventos).
Vista aérea da cidade de Presidente Epitácio, São Paulo
Calçadão da cidade de Presidente Epitácio em São Paulo
Centro da cidade de Presidente Epitácio, São Paulo
Comida típica da cidade de Presidente Epitácio, São paulo
Entorno da cidade de Presidente Epitácio, São Paulo
Praias de água doce da cidade de Presidente Epitácio em São Paulo
Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio, São paulo
Rio Paraná passando por Presidente Epitácio em São Paulo
Rodovia de acesso para a cidade de Presidente Epitácio, São Paulo
Ruas da cidade de Presidente Epitácio, São Paulo
Dados gerais da cidade de Presidente Epitácio, São Paulo
Código do Município - 3541307
Gentílico - epitaciano
Prefeito (2017 / 2020) CASSIA REGINA ZAFFANI FURLAN
População estimada [2019] 44.200 pessoas
População no último censo [2010] 41.318 pessoas
Densidade demográfica [2010] 32,79 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,1 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 7.592 pessoas
População ocupada [2017] 17,3 %
Posição geográfica da cidade de Presidente Epitácio no estado de São Paulo
Histórico da cidade de Presidente Epitácio, São Paulo
Presidente Epitácio
São Paulo – SP
História
No final do século XIX quando, no oeste paulista, Assis era a última cidade antes do que nos mapas constava como 'sertão desconhecido' e desabitado desta parte do Estado de São Paulo com o Sul do Mato Grosso, uma estrada atravessando a região se fazia necessária.
Francisco Tibiriçá recebeu a concessão para executar essa obra, associando-se a Arthur de Aguiar Diederichsen. Os preparativos são realizados e no dia 1º de janeiro de 1907, Francisco Whitaker fundou, na margem paulista do rio Paraná, o Porto Tibiriçá, célula inicial de Presidente Epitácio. A Diederichsen & Tibiriçá, depois Companhia de Viação São Paulo - Mato Grosso (CVSPMG) desbravou e construiu a estrada Boiadeira. Porto Tibiriçá ganhou forte impulso e ao seu redor nasceu um patrimônio batizado de vila Tibiriçá.
O local progrediu e, nas imediações do Porto Tibiriçá, surgiu a vila que nascia para ser Presidente Epitácio. É que o vilarejo possuía comércio variado, havia lotes à venda, coisas que faltavam na vila Tibiriçá. Explica-se assim a razão pela qual Presidente Epitácio foi vila, distrito e município, mesmo tendo iniciado mais ou menos 10 anos depois de Porto Tibiriçá, que na realidade nascera porto, seguindo seu destino como parte integrante e indissociável de Presidente Epitácio.
Na vila Tibiriçá existia toda uma estrutura voltada para a manutenção, abastecimento e estadia das embarcações. O movimento principal, que era o embarque e desembarque de passageiros, carga e descarga das embarcações, logo passou a ser do porto de Epitácio, o qual tinha mais calado e estava localizado junto aos trilhos da estrada de ferro.
Esta eh a bandeira da cidade de Presidente Epitácio, São Paulo
Este eh o brasão da cidade de Presidente Epitácio, São Paulo
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio, SP / IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker
DA JANELA DO TREM VOCÊ PODE CONHECER O MUNDO
SONHOS DE UM VIAJANTE
RESGATE DE HELICÓPTERO
Estava numa rua que não sei qual era. Nesta rua havia alguns furos no chão, do tamanho de uma bola de gude. Estes furos estavam espalhados pela rua, aleatoriamente. Quando ia andando por esta rua, saía destes furos, uma ponta fininha de aço. Ela subia uns 10 centímetros e tinha a grossura de uma agulha. Estas agulhas subiam e desciam muito rapidamente. Fiquei pulando, me desviando delas e tentando não pisar nas mesmas.
Eram muitas e por toda a rua. Então decidi parar e esperar que elas não saíssem mais nos buracos, para eu poder ir embora. Mas elas não paravam de jeito nenhum. Nisto veio um helicóptero com um gancho pendurado, passou por mim. O gancho pegou na gola da minha camisa e saiu me levando dali. Chegando a um gramado tipo campo de golfe, o helicóptero me desceu até o chão e foi embora. Não via ninguém ali, apenas aquele gramado verdinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu por viajar no tempo