SÃO PAULO / BRASIL: TURMALINA / SÃO PAULO BRAZIL (5.337 / 5.570) POPULAÇÃO: 1.696 PESSOAS (IBGE 2020 )

terça-feira, 6 de abril de 2021

TURMALINA / SÃO PAULO BRAZIL (5.337 / 5.570) POPULAÇÃO: 1.696 PESSOAS (IBGE 2020 )




Muitas opções para o Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Turismo de Lazer, Festas populares e Regionais.

Turmalina, SP
Vista aérea da cidade
Cachoeira da região
Câmara de Vereadores
Campo de futebol
Chegando na cidade
Clube de eventos 
Igreja e Praça
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus

Monumento ao Cristo Redentor
Vista Parcial da Cidade


Praça da Terceira Idade
Praça central
Prefeitura Municipal
Rodovia de acesso
Ruas da cidade

Trevo de acesso
Dados gerias da cidade de Turmalina, São Paulo
Código do Município - 3555307 
Gentílico - turmalinense 
Prefeito (2017) ALEXANDRO RIBEIRO PEREIRA 
População estimada [2019] 1.727 pessoas 
População no último censo [2010] 1.978 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 13,37 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,2 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 324 pessoas 
População ocupada [2017] 17,7 % 
Posição geográfica da cidade de Turmalina no estado de São Paulo
História da cidade de Turmalina, São Paulo
Turmalina 
São Paulo - SP 
Histórico 
O Município de Turmalina foi fundado em 06 de agosto de 1948 pelo senhor José de Andrade, popularmente conhecido como Zequinha de Andrade e seus colaboradores Jerônimo Trazzi, Antonio Jonas de Menezes, Aurélio Natani, Américo Natani, Antonio Alves Ferreira, Antonio Pontife. 

O Município tem esse nome, graças a uma pedra semipreciosa de nome turmalina garimpada no Mato Grosso pelo irmão de Zequinha, o senhor Clarismundo Francisco de Andrade, que em homenagem a esta pedra denominou o povoado de Turmalina. 
Os moradores que aqui viviam, plantavam algodão, café, milho, arroz, e a principal cultura era o café. Essa atividade atraiu novas famílias que vieram em busca de trabalho. 
Com o passar do tempo e mudanças na estrutura econômica, muitas famílias que residiam em fazendas e lá trabalhavam foram dispensados desses trabalhos e foram para a cidade morar, passando a trabalhar como rurais volantes. 
Esta eh a bandeira da cidade de Turmalina, São Paulo
Este eh o brasão da cidade de Turmalina, São Paulo

Fonte dos textos e fotos: férias.tur.br / Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Prefeitura Municipal de Turmalina, SP / Câmara de Vereadores de Turmalina, SP 


DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO





SONHOS DE UM VIAJANTE
ESPERANDO O PAPAI ACORDAR
ESTAVA CHEGANDO AO QUE SERIA UM HOSPITAL. AO ENTRAR, TINHA ERA UMA COBERTA DE TELHA DE AMIANTO, COM UMA PAREDE ATRÁS E ABERTA DOS OUTROS LADOS. DEBAIXO DESTA COBERTA HAVIA UMA MESA DE ARDÓSIA QUE DEVERIA TER UNS CINCO METROS DE COMPRIMENTO POR DOIS DE LARGURA. DE AMBOS OS LADOS MAIORES DESTA MESA, HAVIA DOIS BANCOS DO MESMO COMPRIMENTO. UM DE CADA LADO. EM CIMA DA MESA, DEITADO NA POSIÇÃO DA LARGURA DA MESA, HAVIA UM PACIENTE COBERTO. NO BANCO ENCOSTADO NA PAREDE HAVIA TRÊS ENFERMEIRAS. UMA FAZIA BORDADO. AS OUTRAS DUAS CONVERSAVAM. NO BANCO DE FRENTE ESTAVA O RICARDO COM A CABEÇA RECOSTADA NA MESA. 


FUI CHEGANDO TRAZENDO NA MÃO ESQUERDA UM MAÇO DE FLORES COM UMAS CINCO FLORES. NA MÃO DIREITA TRAZIA UM BOLO DE CHOCOLATE COM UMA VELA EM CIMA. O RICARDO AO VER-ME PERGUNTOU O QUE EU FAZIA ALI. DISSE QUE O PAPAI IRIA ACORDAR E EU ESTAVA ALI PARA ENTREGAR A ELE AS FLORES E O BOLO. O RICARDO DISSE QUE O PAPAI NÃO IRIA ACORDAR. ELE CONTINUAVA DORMINDO. ENTÃO DISSE QUE O JORGINHO HAVIA DITO QUE ELE IA ACORDAR NAQUELE DIA. O RICARDO DISSE QUE ALI SÓ PODIA FICAR UMA PESSOA E QUE EU DEVERIA IR EMBORA, PORQUE A ENFERMEIRA IRA RECLAMAR DE EU ESTAR ALI. DISSE QUE NINGUÉM RECLAMOU E QUE EU FICARIA ALI ATÉ O PAPAI ACORDAR, PORQUE O JORGINHO NUNCA ERRAVA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo