SÃO PAULO / BRASIL: RAFARD / SÃO PAULO / BRAZIL (4.100 / 5.570) POPULAÇÃO: 9.101 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 28 de março de 2021

RAFARD / SÃO PAULO / BRAZIL (4.100 / 5.570) POPULAÇÃO: 9.101 PESSOAS (IBGE 2020)




A casa aonde morou a Artista Tarsila do Amaral se mantém como ponto turístico até os dias de hoje. Antigos casarões localizados na Fazenda eram ocupados pelos diretores de cargos importantes, na antiga Usina São Paulo. O local é contemplado de uma natureza exuberante e de lugares históricos que vale a pena conhecer! 


Casarão de Tarsila do Amaral 
A casa onde morou a artista Tarsila do Amaral, localizada na Fazenda São Bernardo, a qual é carinhosamente chamada por Fazenda dos Bosques, devido à quantidade de árvores que se encontra no local formando um arco-íris sobre a estrada, se mantém como ponto turístico até os dias de hoje. Antigos casarões localizados na Fazenda eram ocupados pelos diretores de cargos importantes, na antiga Usina São Paulo. O local é contemplado de uma natureza exuberante e de lugares históricos que vale a pena conhecer! 


Garagem da casa onde morou Tarsila do Amaral
Fazenda Itapeva 
Em 1975 a pequena Fazenda, ainda pertencente à Capivari, começou a ser povoada por trabalhadores e familiares que vinham trabalhar na Usina. Usados no momento de lazer e religiosidade, a capela, o salão de bailes, o rancho para festas, a sede social e o campo de futebol, deixaram marcas em que viveu naquela época ou cresceu ouvindo as histórias que foram contadas de geração em geração. 
A histórica Capela de São João Batista de Itapeva – Situada no centro da Fazenda, foi a 1ª capela construída na região, antes de 1820, pelo padre João Ferreira de Oliveira Bueno. 



Estação Sorocabana 
A Estação Sorocabana hoje Memorial da Tarsila do Amaral foi construída nos anos de 1875 e 1876. O trem passava pela estação e fazia parada nas cidades de Rafard, Piracicaba e Itaici (Jundiaí). Com o funcionamento igual ao de uma rodoviária, com bilheteria e telegrafistas, o local possuía um grande fluxo de pessoas que esperavam ou desembarcavam. Sobre os trilhos e sob o soar do apito, já conhecido por toda a cidade, as viagens eram marcadas por bandas que faziam shows nas proximidades do local. 
Hoje, o Memorial da Tarsila localizado, na antiga Estação Sorocabana, tem recebido a visita de alunos das Escolas da região. Por meio de agendamento, com a Diretoria de Cultura. 
Museu Municipal 
O prédio do Museu “Major Pires de Campos” da Prefeitura abriga hoje, a Biblioteca Municipal e a Câmara Municipal. No museu os visitadores, poderão ter acesso ao acervo referente aos fatos históricos do município, entrando em contato com documentos de antepassados, peças em argila, painéis que relembram o ciclo canavieiro, resgatando assim, a história da cidade. 
Para as cidades interessadas em saber mais sobre a história de Rafard, poderão agendar visitas com a Diretoria de Cultura e Turismo, pelo telefone: (19) 3496-1438 e/ou pelo e-mail: cultura@rafard.sp.gov.br. 


Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes de Rafard 
O nome foi dado em homenagem à França. Até 1908 a Igreja, era conhecida como Capela de Santo Antonio de Villa Raffard, mas em 1923, já era conhecida como Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes de Rafard. 
O terreno para construção foi doado por Paulino Galvão de Almeida França. Com dificuldades, para ver finalizada a obra, imigrantes italianos passaram a fazer apresentações de dança e música, nas casas de famílias com uma boa situação financeira, para angariar fundos para o término da Igreja. Após o término da obra, a primeira missa foi rezada por um padre vindo de Piracicaba. 
Já no dia 20 de fevereiro de 1923, o Padre Pedro Ciardella foi o primeiro vigário nomeado. Em 1946 o padre Arcádio Fanchini, reformou a Paróquia. Desde então a Igreja já teve 19 padres, e as quermesses da Matriz são consideradas uma das melhores festas religiosas da cidade. 
Círculo Operário 
Fundado em 1922 por uma das primeiras famílias que povoou Rafard. Luiz Galzignatto nasceu em Veneza, na Itália. Veio para Rafard em 1902. Foi casado com Ida Meneguini Galzignatto e tiveram 9 filhos. Junto com outros conterrâneos fundou o “Circolo Italiani Uniti”, chamado assim na época. O local era utilizado pela mocidade da época, para assistir espetáculos e bailes que eram promovidos. 


Atualmente, o espaço é utilizado pelo Rotary Club, e o andar inferior funciona a Assistência Social da Prefeitura, Diretoria de Esportes, Casa da Agricultura e Conselho Tutelar. 
Usina Hidrelétrica Leopoldina 
Comandada pelos franceses, está é considerada uma grande obra, pois foram extraídas pedras do próprio local para serem construídas as barragens que moveriam uma pequena Usina Hidrelétrica. Com uma potência considerável em watts de energia, a Usina geraria energia para acionarem máquinas para a produção de açúcar. 
Centro Cultural
Chegando na cidade
Escola Pública Municipal
Praça da cidade
Prefeitura Municipal
Rio Capivari que banha a cidade


Rodovia de acesso para a cidade
Ruas e Avenidas da cidade






Trevo na chegada da cidade

Dados gerais da cidade de Rafard, São paulo
Código do Município - 3542107 
Gentílico - rafardense 
Prefeito (2017 / 2020) ILSON DONIZETE MAIA 
População estimada [2019] 9.076 pessoas 
População no último censo [2010] 8.612 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 70,80 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,4 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 3.155 pessoas 
População ocupada [2017] 34,8 % 
Posição geográfica da cidade de Rafard no estado de São Paulo
História da cidade de Rafard, São Paulo
Rafard 
São Paulo 
Histórico 
Rafard conhecida como ″Cidade Coração″, foi fundada por Júlio Henrique Raffard em 1883 e povoada por italianos que aqui se estabeleceram como colonos na lavoura de cana-de-açúcar. A história de Raffard inicia-se com a instalação da Usina, antigo engenho central, pertinente a Sociéte de Sucréries Brésillenes, segundo decreto assinado pelo Imperador D. Pedro II. 


Desde o começo da instalação da Usina, a população de Capivari se referia ao povoado como ″Villa do Henrique Raffard″ e ″Villa Raffard″, até que por decreto governamental a Vila passa a ser Distrito de Capivari. Em 1964 acontece a emancipação e o município recebe o nome de Rafard. Rafard possui uma população aproximada de 9500 habitantes e um povo bastante hospitaleiro. Apresenta excelente localização geográfica e está cercada por grandes centros industriais, comercial, agrícola, médico e hospitalar, universidades, rodovias, ferrovias, hidrovias, aeroporto, centros culturais, de lazer, tecnológico, de pesquisa e outros, tudo dentro de um raio de 40 / 50 km. 
Esta eh a bandeira da cidade de Rafard, São Paulo
Este eh o brasão do município de Rafard, São Paulo

Fonte dos textos e fotos: viagenspelobrasil.net / férias.tur.br / Thymonthy Becker / IBGE / Câmara de Vereadores de Rafard, SP 


SONHOS DE UM VIAJANTE
PONTE BRAZIL / PARIZ 
Estava dentro de um ônibus com destino a Cidade Pariz. Havia uma ponte que atravessava o oceano, ligando o Brazil até a Europa. O ônibus estava nesta ponte, bem no meio. A gente podia ver pela janela do ônibus, os golfinhos pulando. Eles acompanhavam a gente por um bom tempo. Depois a gente via os tubarões. Fiquei pensando que se o motorista perdesse a direção, a gente cairia no mar e seria um caos. 


O mar, por onde a ponte passava, não era agitado. A água ficava parada como numa poça. Nisto alguém gritou que já estava vendo a cidade de Pariz. Olhei e não via nada além da ponte e do mar. Então conclui que aquela pessoa deveria ter uma super visão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo