SÃO PAULO / BRASIL: MACEDÔNIA / SÃO PAULO / BRAZIL (2.839 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.692 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 8 de abril de 2021

MACEDÔNIA / SÃO PAULO / BRAZIL (2.839 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.692 PESSOAS (IBGE 2020)




Pequena, aconchegante, bonita e bem cuidada cidade que fica próxima a divisa com as Minas Gerais. Tem muitas opções para os amantes de turismo de aventuras e ecoturismo.


Vista aérea da cidade
Cachoeira da região
Campo de futebol
Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua


Vistas parciais da cidade





Ginásio Poliesportivo
Praça da cidade









Rodovia de acesso para a cidade
Ruas e Avenidas da cidade




Dados gerais da cidade
Código do Município - 3528205 
Gentílico - macedoniense 
Prefeito (2017 / 2020) LUCILENE CABREIRA GARCIA MARSOLA 
População estimada [2019] 3.698 pessoas 
População no último censo [2010] 3.664 pessoas


Densidade demográfica [2010] 11,18 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,0 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 702 pessoas 
População ocupada [2017] 18,8 % 
Posição geográfica da cidade no Brazil
História de formação da cidade
Macedônia 
São Paulo 
Histórico 
Macedônia, localizada na região da Alta Araraquarense, iniciou o seu povoamento antes da chegada dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Araraquarense, tendo por eixo a Estrada Boiadeira, onde foram surgindo as fazendas de lavouras e de criação. 


Dentre os principais povoadores, destacaram-se, saídos de um aldeamento de índios: Antônio Chapéu, João Inácio, Onofre Jacob, João Lalau, Nicola Princi, Marcelino Máximo, Manoel Valentim Gonçalves que, com carros de bois abriram as primeiras estradas de rodagem, Bertino e Quincão, José Marques, Jerônimo Martins de Araújo, Antônio Sartin, Gabriel de Freitas, Inocência de Paula Eduardo, Salustiano Alves Rodrigues, Otogamiz Luiz Arantes e José Princi, proprietário do primeiro estabelecimento comercial. 


A fundação de Macedônia, entretanto, foi iniciada na fazenda de Inocêncio de Paula Eduardo com o Patrimônio de Ecatu, logo abandonado pela ausência de água no local. 
Desenvolvida a ideia da criação da cidade em 1946, ergueu-se o cruzeiro de Macedônia e rezou-se a primeira missa campal na antiga Praça São Paulo, hoje Praça Rachel Gauch Macedo.
Esta eh a bandeira da cidade

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Macedônia, SP / IBGE / Thymonthy Becker / Aderval Fox 


SONHOS DE UM VIAJANTE
A PASSARELA E O RIBEIRÃO
Estava num local onde havia uma plantação de uvas e algumas árvores. Entre estas árvores havia uma espécie de tela de arame, que ocupava toda esta área, que era para os pés de uva. Com dificuldade eu subia em uma árvore, passando por esta tela e conseguindo alcançar uma passarela que levava até o outro lado de um córrego que separava aquele parreiral de uma plantação do outro lado. Como estava tendo dificuldades para conseguir chegar naquela passarela, vi que alguém passava pelo chão sem nenhum problema. Desci e fui tentar pelo chão também. 


No local em que esta pessoa passou, tinha muito mato fechado e um tronco de árvore caído sobre aquele riacho, o que servia de ponte. Com medo de cair deste tronco, fui passando por ale me arrastando em cima. Quando consegui chegar do outro lado, sai numa plantação de verduras de uma escola. Havia várias crianças ali cuidando destas plantações. Era uma escola de agricultura. Passei correndo por estas crianças, pulando para não pisar em nenhuma planta, até que cheguei ao local onde eu queira ir e que ficava bem em frente a passarela daqueles pés de uva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo