SÃO PAULO / BRASIL: CAÇAPAVA / SÃO PAULO / BRAZIL (0835 / 5.570) POPULAÇÃO: 95.018 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 8 de abril de 2021

CAÇAPAVA / SÃO PAULO / BRAZIL (0835 / 5.570) POPULAÇÃO: 95.018 PESSOAS (IBGE 2020)




O Parque da Moçota eh o lugar preferido da cidade, tem muita área verde e tem cultura, diversão e arte. A cidade eh muito industrial, mas tem cachoeiras, fazendas modelo e muitas opções turísticas de aventuras. 


Vistas aéreas da cidade



Campo de futebol
Chocolates Nestlé. Área de visitas
Escola Pública Municipal
Antiga Estação Ferroviária
Igreja Matriz de Nossa Senhora D'Ajuda



Mercado Público Municipal
Museu de Armas
Vistas parciais da cidade









Parque Municipal da Moçota



Praças da cidade


Rodovia de acesso para a cidade
Estação Rodoviária
Ruas e Avenidas da cidade






Trevo de acesso para a cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 3508504 
Gentílico - caçapavense 
Prefeito (2017 / 2020) FERNANDO CID DINIZ BORGES 
População estimada [2019] 94.263 pessoas 
População no último censo [2010] 84.752 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 229,66 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 3,2 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 23.878 pessoas 
População ocupada [2017] 25,8 % 
Posição geográfica da cidade no Brazil
COMO TUDO COMEÇOU
História 
CAÇAPAVA - SÃO PAULO - SP
HISTÓRICO 
No médio curso do rio Paraíba, em 1705, no local denominado “caa-çapaba”, do tupi “caa=mato e “ çapaba “=clareira, vereda , estabeleceu-se o fazendeiro Paulista, Jorge Dias Velho, que auxiliado pela sua mulher, Sebastiana de Unhate, construiu uma capela em louvor a Nossa Senhora da Ajuda. 


Permitiu Dias Velho que, em torno da capela, fossem fixando-se outros moradores, constituindo um povoado, elevado à freguesia em 1813, subordinada a Taubaté. 
O centro tornou-se um ponto de dispersão de bandeiras porque daí partiram desbravadores e fundadores de cidades, como Francisco Barreto Leme do Prado, descendente de Jorge Dias Velho, que veio ser o Fundador de Campinas, ou Capitão Tomé Portes D’el Rei, fundador de São João D’el Rei, em Minas Gerais. Outros dirigiram-se para os sertões mineiros ou de Goiás em busca de terras e metais. 
A partir de 1842, por questões de desavenças políticas o povoamento se deslocou alguns quilômetros além de Caçapava- velha, em sítio mais próximo do rio Paraíba, na fazenda do cel. João Dias da Cruz Guimarães, que doou terras para construção de outra capela sob o orago de São João Batista. 


Nessa nova localidade o Capitão João Ramos da Silva, com o apoio do Capitão João Lopes Moreira e o Major Francisco Alves Moreira, cuidou para o desenvolvimento de Caçapava, que, em 1855, foi elevado à categoria de Vila, chegando já em 1875, à cidade, passando a capela de São João Batista a ser a Matriz da paróquia de Nossa Senhora da Ajuda. 
Para isso muito contribuiu a maior proximidade do caudaloso rio Paraíba, que, ao mesmo tempo em que constituía uma via de comunicação com os outros centros, oferecia alimento para os habitantes de Caçapava. 
GENTÍLICO: CAÇAPAVENSE
Este eh o brasão do município 

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Caçapava, SP / IBGE / Thymonthy Becker 

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL, DE A A Z


SONHOS DE UM VIAJANTE
DE JOELHOS PELAS RUAS
Estava andando pela rua Goiás, indo em direção a avenida primeiro de Junho. Era noite. Eu andava bem rapidamente. Algumas pessoas também andavam pela rua. Nisto percebi que eu andava de joelhos. Mas andava tão rápido como se estive andando com os pés no chão. Nisto fiquei de pé e comecei a andar normal, e senti dor no joelho. Depois pensei que se andava de joelhos como de pé, podia continuar de joelhos. 


Então voltei a andar de joelhos novamente. Nisto uma bola bateu em mim. Eu então a joguei de volta para os meninos que estavam brincando com ela. A bola foi para o meio da rua e os meninos foram atrás. Mas não tinha carros passando. Depois eu vi um homem carregando um menino no colo. Eu andei rapidamente, de joelhos, e passei por ele, quando estávamos atravessando a avenida 21 de Abril. Ele subiu a 21 de Abril e eu segui pela rua Goiás.

CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo