SÃO PAULO / BRASIL: OURINHOS / SÃO PAULO / BRAZIL (3.478 / 5.570) POPULAÇÃO: 114.352 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 7 de abril de 2021

OURINHOS / SÃO PAULO / BRAZIL (3.478 / 5.570) POPULAÇÃO: 114.352 PESSOAS (IBGE 2020)




Uma das principais reservas ambientais da cidade é o Parque Ecológico Bióloga Tânia Mara Netto Silva, onde está sendo preservado o último trecho de mata atlântica nativa do município, com cerca de 122 mil m² de animais silvestres e plantas nativas.


PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL BIÓLOGA TÂNIA MARA NETTO E SILVA

Também conta com um papel importante no turismo municipal, pois é um local onde são realizadas caminhadas pelas trilhas demarcadas, meditações e prática de diversos esportes. 


Durante as caminhadas pelas trilhas é comum encontrar animais soltos, como os macacos, que não se intimidam com a presença dos visitantes. O parque possui diversas espécies de árvores, algumas bastante antigas como o Pau d'alho, com mais de 60 anos e o Jaracatiá, árvore símbolo do município.



COMPLEXO FAPI – PARQUE OLAVO FERREIRA DE SÁ
O Parque é municipal e ocupa imensa área e conta com variadas opções de lazer.
Há pista para caminhadas, lago, espaço para exposições, estandes e pavilhões para Feiras. O espaço é público e inclusive conta aos finais de semana com a segurança oferecida por meio da Atividade Delegada. 

No parque há também espaços para realização de festas como formaturas, aniversários e casamentos, estes que são locados. Os principais eventos municipais são realizados no parque, como a FAPI, a Feira do Artesanato, Moto Fest, entre outros, conforme calendário turístico.


CATEDRAL DO SENHOR BOM JESUS
A igreja está localizada na Praça Prefeito Camargo, mais conhecida como Praça da Matriz.
Passou por algumas reformas e ampliações nesses seus mais de 60 anos. A Praça é uma das principais áreas de convivência da cidade e dispõe de um amplo jardim, com muita sombra e bancos para quem não dispensa uma paradinha para relaxar durante o dia. 

Inaugurada na década de 50, como Matriz do Senhor Bom Jesus, a igreja possui vitrais imponentes em sua ornamentação retratando os apóstolos e passagens bíblicas.
O prédio recebe iluminação especial à noite, destacando as torres que parecem ganhar ainda mais beleza.



IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA DO VAGÃO QUEIMADO
O dia 31 de julho de 1954 ficará para sempre na história de Ourinhos. Às 15 horas, ocorreu violento choque entre um caminhão tanque e um trem misto com oito vagões carregados de combustível. Houve uma grande explosão seguida de incêndio. Vagões grossas labaredas e rolos escuros de fumaças. Alarme geral; correria, gritos, homens da estrada de ferro se mobilizaram, prestando socorro com medo de uma terrível tragédia. A angústia aumentava, estava no rosto de todos. 
Apenas poucos metros do local, havia um enorme deposito de combustível com milhões de litros! Uma fagulha bastaria para causar uma catástrofe sem precedentes. Por um verdadeiro milagre o fogo não se propagou aos carros de passageiros, que estava perto ao vagão de bagagem que foi totalmente tomado pelas chamas e destruído toda a sua carga.


Logo após conterem as chamas, iniciou o trabalho de rescaldo dos vagões e uma caixa foi encontrada no vagão que carregava uma mudança. Nela envolta de um lenço de seda, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, que pertencia à família em mudança. É de se registrar que o conteúdo desse vagão, por várias horas foi incinerado devido ao grande fogo, somente escapando a sua carcaça por ser de aço sofreu também abundantes jatos de água e apesar disso tudo a imagem estava intacta. 
“Nossa Senhora protegerá Ourinhos” foi o sentimento que tomava conta dos corações. Este gesto materno de Maria jamais poderá ser esquecido. Imediatamente nasceu entre o povo agradecido o propósito de se erguer no local uma capela com o título: “Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado”.
TEATRO MUNICIPAL MIGUEL CURY
Teatro Municipal "Miguel Cury" O Teatro Municipal Miguel Cury foi inaugurado em 13 de Dezembro de 1.988.Com 1.214 m² de área construída, capacidade para 570 expectadores e mais 80m² de aproveitamento de palco, o Teatro abriga grande número de eventos e espetáculos de âmbito local e nacional.
Recebe espetáculos de artes cênicas, danças, shows e palestras que enriquecem a cultura da região.
Possui também uma galeria onde são realizadas diversas exposições.
TEATRO ELIZABETANO E CENTRO CULTURAL TOM JOBIM
O Teatro Elizabetano e o Centro Cultural Tom Jobim, abriga hoje duas escolas mantidas pela prefeitura municipal: a de Bailado e a de Música. A Escola de Bailado oferece cinco cursos, dentre eles o de balé clássico, um dos cursos mais procurados por aqueles que desejam ter uma boa formação de base para dança.

CENTRO DE CONVIVÊNCIA
Construídas entre os anos de 1924 e 1925, os imóveis que formam o Jornalista Benedito da Silva Eloy eram utilizados como moradia por funcionários da estrada de ferro. Por sua importância histórica e arquitetônica, os imóveis foram cedidos à Prefeitura Municipal de Ourinhos e são administrados pela Secretaria Municipal de Cultura, abrigando a Casa do Artesão, a Casinha da Memória, o Espaço do Professor, o Acessa São Paulo, o Procon e a Casinha da Esquina. 
Sendo um espaço vinculado ao Museu Municipal de Ourinhos, criado para abrigar acervos relacionados à memória ouriense e disponibilizá-los aos pesquisadores e a todas as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais a história da cidade, por meio de um acervo formado por livros, coleções de fotos e de antigas publicações, mapas e arquivos audiovisuais.


CASA DOS INGLESES
Em meio aos estabelecimentos comerciais, ao Lanchódromo e ao terminal urbano de ônibus, está o Centro de Convivência “Jornalista Benedicto da Silva Eloy”. Histórico e preservado, o conjunto arquitetônico é constituído por seis imóveis construídos na década de 1920 para abrigar os trabalhadores da estrada de ferro. Referência aos amantes da cultura, o espaço conta com a Casinha da Esquina, destinada à leitura de gibis, jornais, revistas, além de ser referência para a promoção de oficinas e contação de histórias. 
Outro espaço é a Casinha da Memória, que tem um acervo de fotos e filmes que contam a história de Ourinhos. A Casa do Artesão, o Posto do Acessa São Paulo, o Museu Municipal e o Núcleo de Arte Popular são outros equipamentos culturais instalados nos imóveis cedidos à Prefeitura de Ourinhos e administrados pela Secretaria Municipal de Cultura.
MUSEU MUNICIPAL HISTÓRICO E PEDAGÓGICO
O Museu Municipal Histórico e Pedagógico, sob a administração da Secretaria Municipal de Cultura, está aberto à visitação pública desde maio deste ano. O Museu de Ourinhos possui um acervo com peças que contam sobre algumas atividades desenvolvidas no passado do município e também sobre períodos representativos da história da cidade. 
O acervo se completa com mapas, fotos e documentos disponíveis para visitação e pesquisa na Casinha da Memória, uma extensão do Museu que funciona em prédio anexo. Visitas monitoradas para grupos estudantis podem ser agendadas.
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OURINHOS TRISTÃO DE ATHAYDE
A Biblioteca Municipal de Ourinhos "Tristão de Athayde", tem todo um cronograma de atividades, contação de histórias, oficinas de arte, roda de proza e feiras.


FEIRA DA LUA
A Feira da Lua acontece na Cohab, todas as quintas, com apresentações artísticas oferecidas pela Secretaria de Cultura.
A tradicional Feira da Lua, montada às quartas-feiras no centro da cidade também mudou, e passa a ser realizada em frente a Praça Henrique Tocalino, entre as Ruas Rio de Janeiro e Arlindo Luz.

Vista aérea da cidade de Ourinhos em São paulo
Calçadão em Ourinhos, São Paulo
Chegando na cidade de Ourinhos em São Paulo
Ciclovia da cidade de Ourinhos em São Paulo
Comércio da cidade de Ourinhos, São Paulo


Entono da cidade de Ourinhos, São Paulo
Antiga Estação Ferroviária da cidade de Ourinhos, São Paulo
Hotel da cidade de Ourinhos, São Paulo



Vistas parciais da cidade de Ourinhos em São Paulo





Praças da cidade de Ourinhos, São Paulo


Rio Paranapanema que banha a cidade de Ourinhos, São Paulo
Trevo de acesso em Ourinhos, São Paulo


Ruas e Avenidas da cidade de Ourinhos em São Paulo










Dados gerais da cidade de Ourinhos, São Paulo
Código do Município - 3534708
Gentílico - ourinhense
Prefeito (2017) LUCAS POCAY ALVES DA SILVA
População estimada [2019] 113.542 pessoas 
População no último censo [2010] 103.035 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 347,78 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 28.394 pessoas 
População ocupada [2017] 25,4 % 
Posição geográfica da cidade de Ourinhos no estado de São Paulo
Histórico da cidade de Ourinhos, São Paulo
Ourinhos
São Paulo – SP
História
Ourinhos com todas as características dos municípios da zona pioneira e da fase econômica que se iniciou com o avanço de café para as novas terras de florestas derrubadas, na região às margens do Rio Paranapanema, pouco conhecida nos primeiros anos deste século. Com a presença de um elemento novo - o colono italiano - conseguiu-se uma rápida ocupação da terra, com a predominância da monocultura (café e algodão), integrando-se na vida econômica da monocultura e do Estado.


Conta sua história que Jacintho Ferreira de Sá vindo de Santa Cruz do Rio Pardo, adquiriu de Dona Escolástica Melcheret da Fonseca uma vasta gleba de terras, quase a totalidade do atual município, tendo loteado a parte central da cidade e doado terreno para a construção de um grupo escolar e de uma igreja. Em seguida, em 1.906 deu-se o início do povoado com reduzido número de casas. Em 1.908 foi criado o Posto da Estrada de Ferro, que foi 04 anos mais tarde transformado em estação. Dessa época em diante, teve um desenvolvimento condicionado à exuberância de suas terras e pela sua excelente condição geográfica.


De pequeno povoado torna-se Distrito da Paz subordinado a Salto Grande de Paranapanema, em 1.915. Três anos depois é elevado à categoria de município, em 13 de Dezembro de 1918, cuja instalação se deu a 20 de março de 1.919.
Em seguida torna-se paróquia sob a invocação do Senhor Bom Jesus. Com o constante desenvolvimento e progresso, acaba se tornando sede da comarca, transferida que foi esta de Salto Grande para Ourinhos em 30 de novembro de 1.938, sendo de terceira entrância e com duas varas, apenas uma instalada. Dentre os primeiros moradores do município citam-se os senhores Heráclito Sândano, Francisco Lourenço, Manoel Soutello, Abuassali Abujamra, Benedito Ferreira, Angelo Christoni, José Felipe do Amaral e Isordino Cunha.
Esta eh a bandeira da cidade de Ourinhos, São Paulo
Este eh o brasão da cidade de Ourinhos, São Paulo

Fonte dos textos e fotos: facebook.com/cidadedeourinhos / IBGE / Charlie Styforlamber / Prefeitura Municipal de Ourinhos, SP / Wikipédia / Thymonthy Becker / Maurílio Brito / Zun Moraes 


DA JANELA DO TREM VOCÊ PODE CONHECER O MUNDO


SONHOS DE UM VIAJANTE
A MULHER DO ELEVADOR

Estava num local onde havia um elevador. Havia apenas a estrutura de ferro que segurava o elevador. Subi nesta estrutura, juntamente com outra pessoa. Depois de subir um pouco, o elevador veio vindo devagar e parou pouco acima de nós. Subimos rapidamente e pedi a pessoa que vinha comigo para entrar no elevador, para que ele não saísse do lugar. Quando chegamos à altura do elevador, esta pessoa que estava comigo entrou no elevador. 


Pedi a ele para ficar parado na porta, porque assim ele não fechava e ele não sairia dali. Nisto vi que eram dois elevadores, um em cima do outro. E em cima do segundo, estava a Jaqueline. Falei para ela tomar cuidado, porque poderia cair dali. Ela disse que estava tudo bem, já estava acostumada a andar de elevador em cima dele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo